Negociação diária baseada no volume de compra e no volume de venda.
Introdução ao Volume e como usá-lo.
Volume é quantas ações (ou contratos) trocam mãos em um estoque (ou contrato de futuros) ao longo de um período de tempo específico. É uma métrica chave porque permite que os comerciantes conheçam o nível de liquidez de um ativo - o quão fácil é entrar ou sair de uma posição próxima do preço atual (que freqüentemente muda).
Volume de compra e volume de venda.
Quanto maior o volume, mais fácil é comprar e vender quantidades grandes (ou pequenas) de estoque, porque outros comerciantes estão lá para cumprir o outro lado do comércio.
Para cada transação deve haver um comprador e vendedor. Para comprar um vendedor deve vender para você, e vender um comprador deve comprar de você.
Isso leva a alguma confusão porque muitas vezes você ouvirá frases como:
Os vendedores estão no controle. Comprar volume está superando o volume de vendas. É um dia de volume de compra pesada.
Os compradores estão no controle quando o preço está sendo empurrado para cima. O volume de compra é o volume que ocorre no preço da oferta. É o menor preço anunciado que os vendedores estão dispostos a vender em. Se alguém comprar a esse preço, mostra que o estoque é desejado (por essa pessoa) e é chamado de volume de compra (ver Noções básicas de negociação diária: o lance de propaganda explicado).
Os vendedores estão no controle quando o preço está sendo empurrado para baixo. O volume de venda é o volume que ocorre no preço da oferta. É o preço anunciado mais alto que os compradores estão dispostos a comprar. Se alguém quiser vender a esse preço, mostra que o stock não é desejado (por essa pessoa) e é chamado de volume de vendas.
O volume normalmente é exibido ao longo de um gráfico de preços de ações. O volume é representado em barras verticais, com a barra mostrando quantas partes trocaram mãos por um determinado período de tempo. O gráfico em anexo mostra um exemplo de um gráfico de 1 minuto, onde cada barra de volume ao longo da parte inferior mostra quantas ações foram negociadas em cada período de um minuto.
As barras de volume em um gráfico diário mostram quantas partes trocam de mãos durante o curso de cada dia.
As barras de volume podem ser coloridas. Uma barra de volume vermelha significa que o preço diminuiu durante esse período eo volume durante esse período é considerado volume de venda (estimado). Se a barra de volume estiver verde, o preço aumentou durante esse período e o volume é considerado o volume de compra (estimado).
Volume Relativo.
O comércio de um estoque com muito volume é preferido por muitos comerciantes, pois permite entrar e sair de uma posição rapidamente, com posições grandes ou pequenas (veja o que procurar em um dia de negociação de ações).
O volume médio é a quantidade de ações que mudam de mão em estoque em um dia normal. Alguns dias terão um volume muito maior do que o normal, e outros dias verão um volume menor.
Preste atenção aos dias que tenham volume superior ao normal. Normalmente, esses dias estão associados à volatilidade e os grandes movimentos de preços, tanto para cima como para baixo. Se a maior parte do volume estiver ocorrendo ao preço da oferta (discutido anteriormente), o preço se moverá mais baixo e o volume aumentado mostra que os vendedores estão muito ansiosos para sair do estoque.
Se a maior parte do volume estiver ocorrendo ao preço da oferta, o preço se elevará e o volume aumentado mostra que os compradores estão muito ansiosos para entrar no estoque.
O volume aumentado mostra que algo provavelmente aconteceu no estoque - como um lançamento de notícias ou os comerciantes ficaram preocupados ou eufóricos com o potencial do estoque.
Os comerciantes de dias tendem a gravitar em ações ou ETFs com um alto volume médio (ver ações mais populares e ETFs para Day Trading) e / ou ações ou ETFs que estão vendo volume superior ao habitual em um determinado dia. O volume inferior ao médio mostra menor participação no estoque nesse dia e, provavelmente, menor movimento de preços.
Usando Volume para Analisar Movimentos de Preços de Ações.
Embora não seja necessário, o monitoramento do volume pode auxiliar na análise dos movimentos dos preços das ações. Aqui estão algumas diretrizes para usar o volume:
Aumentar o volume mostra a convicção de compradores e vendedores, quer empurrando o preço para cima ou para baixo, respectivamente. Por exemplo, se a tendência for aumentada e o volume aumentar à medida que o preço se move mais alto, mostra que os compradores estão muito ansiosos para comprar e isso geralmente está associado a movimentos maiores para o lado positivo.
Uma tendência pode persistir na diminuição do volume por longos períodos de tempo, mas geralmente o volume decrescente, uma vez que as tendências dos preços indicam que a tendência está a diminuir. Por exemplo, se a tendência for aumentada, mas o volume está em constante declínio, mostra que há menos pessoas dispostas a comprar e continuar empurrando o preço para cima. Dito isto, a tendência não mudou até haver mais volume de vendas em larga escala do que comprar volume. O volume deve, idealmente, ser maior quando o preço está se movendo na direção de tendência e menor quando se move contra a tendência (retrocessos). Isso mostra que o movimento na direção da tendência é forte e os retrocessos são fracos, tornando a tendência mais provável para continuar. O alto volume acompanhado de movimentos de preços acentuados contra a tendência são um sinal de que a tendência está a diminuir e / ou suscetível a uma reversão (relacionada ao ponto acima). Um volume extremo & # 34; spike & # 34; onde o volume é muito mais do que o normal - 5 a 10 vezes (ou mais) o volume médio (para esse período ou período) por exemplo - pode indicar o fim de uma tendência. Estes são chamados de movimentos de exaustão, porque normalmente quando muitas partes mudam de mãos, não há mais ninguém para continuar empurrando o preço na direção de tendência e reverte (muitas vezes rapidamente).
Palavra final sobre o volume de negócios.
O volume pode ser útil no dia do comércio. Se, por mais nada, use o volume para ajudar a isolar os estoques que deseja negociar no dia. Idealmente, as ações de negociação do dia devem ter muito volume médio para que você possa entrar e sair facilmente; Isso ajuda a controlar o risco (como você pode sair das perdas onde quer com uma diminuição mínima) e também faz a cobrança de seus lucros mais fácil (muitos outros comerciantes dispostos a tirar sua posição de você quando estiver satisfeito com seu lucro).
O volume também pode ser usado para ajudar a analisar a tendência de um estoque, ajudando a avaliar a probabilidade de a tendência continuar a reverter. A análise de volume não é perfeita. É apenas informação suplementar; Analisar o volume não é necessário para o comércio do dia com sucesso. As decisões de negociação devem basear-se em movimentos de preços em primeiro lugar, uma vez que os movimentos de preços são o que determina lucros e perdas. Formule uma estratégia de negociação de dia de ações com base em movimentos de preços e, em seguida, adicione análise de volume para ver se melhora seu desempenho.
3 sinais-chave de um top de mercado.
Quando a euforia está agarrando os mercados, pode ser difícil afastar-se do frenesi e ver que as coisas podem estar indo para uma reversão. É por isso que os investidores vigilantes devem descartar as emoções e permanecer focados no que o mercado está dizendo. Um mercado crescente acabará por corrigir e, geralmente, há sinais de alerta precoce antes da ocorrência da queda. Um investidor que está ciente desses sinais pode tirar lucros em um mercado em ascensão e depois estar à margem para a correção, esperando pacientemente que os preços aumente novamente.
Podemos Preditar Market Tops?
Os mercados são dinâmicos e, como tal, a chance de escolher um topo exato (ou inferior) é improvável e também não é necessária para se beneficiar dos mercados. Captar a maior parte de um movimento de tendência proporcionará uma recompensa substancial; portanto, não há necessidade de tentar espremer cada centavo. Tais tentativas provavelmente resultarão em um comerciante pendurado por muito tempo, e depois desistindo de lucros quando a venda do pânico chega.
Enquanto a procura de topes de mercado exatos se revelará um esforço fracassado, há sinais que indicam que uma correção está chegando. Sabendo que não seremos capazes de identificar o topo exato (seja o preço ou o tempo), um comerciante pode ter lucros quando o mercado começa a mostrar sinais de fraqueza. Mesmo que o mercado continue a subir por um tempo, eles podem ter conforto em saber que os sinais de correção estavam lá, e que a saída era a coisa prudente a fazer. (Para leitura de fundo, veja Qual direção é a posição do mercado?)
O que considerar antes de procurar um "Top"
Pequenos ou grandes, os mercados sempre se movem em ondas, seja em uma tendência ou contidas dentro de um intervalo. Portanto, para um top para formar, uma manifestação de pelo menos nove meses deve ser visível. As ondas podem ocorrer ao longo do caminho, mas a tendência geral deve mostrar crescimento por pelo menos nove meses.
As tendências podem durar um longo período de tempo e nove meses é, na verdade, uma pequena reunião por padrões históricos. Entre 1942 e 2007, o mercado médio de touro foi de 56 meses. O intervalo de nove meses é usado apenas para impedir o comércio excessivo e para evitar ser interrompido no início de uma manifestação. Um rali deve estar presente antes que um top possa ocorrer e também antes que possamos usar os seguintes sinais de mercado. (Para mais informações, consulte Conexão de falhas, correções e capitulação).
Esses indicadores de mercado ajudarão a fornecer informações sobre a força ou fraqueza subjacente do mercado. Os dois primeiros sinais geralmente estão presentes antes que um top seja feito, enquanto o terceiro sinal funciona como um indicador de tempo para mostrar que os preços são mais baixos.
1. O número de máximos de 52 semanas começa a diminuir, apesar do crescimento nos índices. Se o número de máximos de 52 semanas diminui, isso indica que menos ações estão trabalhando para aumentar o mercado.
2. O avanço / declínio da NYSE atingiu o pico e agora está em declínio, embora o S & amp; P e o Dow continuem mais altos ou se paralisaram. Isso indica que, embora os índices seletivos de mercado se movam mais alto, o mercado mais amplo está lutando.
3. Os índices principais se movem abaixo de um balanço anterior baixo. Esta é a última confirmação de problemas. Em uma tendência de alta, os preços fazem maiores e baixos mais altos. Portanto, quando os preços não conseguem aumentar mais alto, ou criam um menor baixo do que a baixa anterior na tendência de alta, a tendência de alta falhou. O gráfico diário ou semanal é comumente usado, mas o prazo pode ser ajustado para refletir o horizonte temporal do investidor individual.
Em última análise, o terceiro sinal fornecerá o nosso indicador de tempo. É possível que, embora a linha de avanço / recuo da NYSE e o número de máximos de 52 semanas possam diminuir, os índices principais podem continuar a avançar, embora o número de ações participantes esteja diminuindo. Portanto, quando todos os sinais se alinham, esta é uma forte indicação de que o mercado terá uma grande correção. Isso pode permitir que os investidores obtenham lucros e, em seguida, se mudem para a margem.
Os números 1 a 3 descrevem como esse cenário se desenrolou no declínio de 2008 a 2009. O gráfico alto / baixo da NYSE mostra isso claramente, diminuindo bem antes de a venda se refletir no índice Dow. O indicador de tempo também confirmou que o preço estava mostrando sinais de fraqueza (quebrou uma baixa anterior) na primeira semana de 2008, juntamente com a linha de avanço / declínio da NYSE.
A Figura 2 mostra declínios no avanço de ações antes de 2008.
A Figura 3 é um dos sinais mais reveladores, já que as novas elevações de 52 semanas começam a diminuir dramaticamente até o final de 2007.
Enquanto um movimento abaixo de um balanço baixo é usado para o indicador de preço, a tática também pode ser usada para a tendência da linha de avanço / declínio da NYSE e o número de máximos de 52 semanas. Quando planejado ao longo do tempo, uma tendência também será visível com esses indicadores. À semelhança do preço, uma tendência ascendente é indicada por níveis mais elevados e níveis mais baixos. Portanto, quando a linha é corrigida abaixo de um balanço anterior baixo, a tendência do indicador está em declínio.
Quando os preços produzem novos máximos e os indicadores não conseguem fazer novos níveis, isso é chamado de divergência negativa, e é um sinal precoce de fraqueza. Esta fraqueza pode durar algum tempo, e é por isso que apenas uma verdadeira ruptura no preço pode confirmar os sinais.
Como o mercado sempre se move em ondas, nem todo declínio é motivo para sair do mercado. No entanto, quando uma série de sinais se alinham, pode fornecer evidências de que o mercado está criando um top e pode estar entrando em uma correção maior. A linha de adiantamento / declínio da NYSE e o número de ações que fazem aumentos de 52 semanas podem fornecer aviso prévio de que o número de ações que participam do mercado está em declínio. Se esses indicadores não atingirem novos níveis elevados (ou se movem mais baixos) junto com o mercado, isso pode ser um sinal de fraqueza no mercado. Fraqueza significa que os preços irão parar imediatamente; portanto, um terceiro sinal é usado: o preço deve se mover abaixo de um balanço anterior baixo. Quando a linha de adiantamento / declínio da NYSE e as elevações de 52 semanas caíram e os preços se reduzem abaixo dos mínimos do balanço prévio, a tendência de alta não existe mais e é provável que uma nova correção seja observada. (Para saber mais, consulte o nosso Market Breadth Tutorial.)
Retração ou Reversão: Conheça a Diferença.
A maioria de nós se perguntou se um declínio no preço de um estoque que estamos segurando é um longo soluço ou um mero soluço de mercado. Alguns de nós vendemos nosso estoque em tal situação, apenas para vê-lo subir a novos máximos poucos dias depois. Este é um cenário frustrante e muito comum, mas pode ser evitado se você souber como identificar e trocar corretagem adequadamente.
O que são retratos?
As retracções são reversões temporárias de preços que ocorrem dentro de uma tendência maior. A chave aqui é que essas reversões de preços são temporárias e não indicam uma mudança na tendência maior.
Observe que apesar dos recuos, a tendência de longo prazo mostrada neste gráfico ainda está intacta - ou seja, o preço do estoque ainda está subindo.
A Importância de Reconhecer Recortes.
É importante saber como distinguir um retracement de uma reversão. Existem várias diferenças importantes entre os dois que você deve ter em conta ao classificar um movimento de preço:
* Observe que o interesse curto é atrasado quando relatado, por isso pode ser difícil dizer com certeza dependendo do seu período de tempo.
Então, por que reconhecer retracements tão importantes? Sempre que um preço reverte, a maioria dos comerciantes e investidores enfrenta uma decisão difícil. Eles têm três opções:
1. Mantenha durante toda a venda, o que pode resultar em grandes perdas se o retracement se revelar uma reversão de tendência maior.
2. Vender e re-comprar se o preço se recuperar, o que definitivamente resultará em dinheiro desperdiçado em comissões e spreads. Isso também pode resultar em uma oportunidade perdida se o preço se recuperar bruscamente.
3. Vender de forma permanente, o que pode resultar em uma oportunidade perdida se o preço se recuperar.
Ao identificar corretamente o movimento como retração ou reversão, você pode reduzir o custo, limitar a perda e preservar os ganhos.
Determinando Escopo.
Uma vez que você sabe como identificar retrações, você pode aprender a determinar seu escopo. As seguintes são as ferramentas mais populares usadas para fazer isso:
Os retracementes de Fibonacci são excelentes ferramentas para calcular o escopo de um retracement. Eles são mais utilizados no mercado de câmbio, mas também são usados no mercado de ações. Para usá-los, basta usar a ferramenta de retração Fibonacci (disponível na maioria dos software de gráficos) para desenhar uma linha do topo para o final da última onda de impulso.
Na maioria dos casos, os recuos permanecerão em torno de 38,5% (diariamente) ou 50% (intradía). Se o preço se mover abaixo desses níveis, então uma inversão pode estar se formando.
Os níveis do ponto de pivô também são comumente usados ao determinar o escopo de um retracement. A maioria dos comerciantes olha os suportes mais baixos (R1, R2 e R3) - se estes estiverem quebrados, então uma inversão pode estar se formando.
Finalmente, se as principais linhas de tendência que suportam a tendência maior estão quebradas em alto volume, então uma inversão é mais provável. Padrões de gráficos e castiçais são freqüentemente usados em conjunto com essas linhas de tendência para confirmar reversões.
Lidar com sinais falsos.
Mesmo um retracement que atende a todos os critérios descritos em nossa tabela na Figura 2 pode se transformar em uma reversão com muito pouco aviso. A melhor maneira de se proteger contra essa reversão é usar pontos de parada-perda. Veja como você pode fazer isso:
1. Você pode estimar os níveis de retracement usando a análise técnica e colocar seu ponto de parada-perda logo abaixo desses níveis.
2. Alternativamente, você pode colocar a perda de parada logo abaixo da linha de tendência de suporte de longo prazo ou da média móvel.
Idealmente, o que você quer fazer é reduzir o risco de sair durante um retracement, enquanto ainda é capaz de sair de uma inversão em tempo hábil.
The Bottom Line.
Como comerciante, você precisa ser capaz de diferenciar entre retrocessos e reversões. Sem esse conhecimento, você arrisca muitas coisas, como sair muito cedo e perder oportunidades, mantendo posições perdidas e perdendo dinheiro e desperdiçando dinheiro em comissões / spreads. Ao combinar análises técnicas com algumas medidas básicas de identificação, você pode se proteger desses riscos e colocar o seu capital comercial para uma melhor utilização.
Reversões do mercado e como manchá-los.
Os comerciantes têm uma expressão para tentar escolher um mercado no topo ou no fundo - eles o chamam de tentar pegar uma faca caindo. Como a expressão indica, pode ser absolutamente perigoso e normalmente não é recomendado. Mas aqui está um método que pode ajudar a reduzir o risco.
Em seu livro, "The Logical Trader", o autor Mark Fisher discute técnicas para identificar potenciais tops e fundos do mercado. Enquanto eles servem o mesmo propósito que a cabeça e os ombros ou o topo do topo / inferior ou os padrões triplos de gráfico superior / inferior discutidos no trabalho seminal de Bulkowski "Enciclopédia de Padrões de Gráfico", as técnicas de Fisher dão sinais mais cedo, fornecendo um alerta de alerta precoz para possíveis mudanças em a direção da tendência atual.
Uma técnica que Fisher chama de "rolo de sushi" não tem nada a ver com a comida, exceto que foi concebida durante o almoço, onde vários comerciantes estavam discutindo as configurações do mercado. Ele define isso como um período de 10 bares onde os cinco primeiros (barras internas) são confinados dentro de uma faixa estreita de altos e baixos e os cinco segundos (barras externas) engolfam o primeiro com um alto alto e baixo mais baixo. (O padrão é semelhante a um padrão de engarrafamento de baixa ou alta, exceto que em vez de um padrão de duas barras simples, é composto de múltiplas barras). Em seu exemplo, Fisher usa barras de 10 minutos.
Quando o padrão de rolo de sushi aparece em uma tendência de baixa, ele avisa de uma possível reversão de tendência, mostrando que é um bom momento para olhar para comprar ou pelo menos, sair de uma posição curta. Se ocorrer durante uma tendência de alta, o comerciante se prepara para vender. Enquanto Fisher discute padrões de cinco barras, o número ou a duração das barras não está definido em pedra. O truque é identificar um padrão consistindo no número de barras internas e externas que são o melhor ajuste com o estoque escolhido ou commodity usando um período que corresponde ao tempo desejado no comércio.
O segundo padrão de inversão de tendência que Fisher recomenda é para o comerciante de longo prazo e é chamado de semana de reversão externa. Basicamente, é um rolo de sushi, exceto que ele usa dados diários começando em uma segunda-feira e terminando em uma sexta-feira. Demora um total de 10 dias e ocorre quando uma negociação de cinco dias dentro da semana é seguida imediatamente por uma semana externa ou envolvente com uma baixa alta e baixa mais alta.
Com esta ideia em mente, examinamos um gráfico do Nasdaq Composite Index (IXIC) para ver se o padrão teria ajudado a identificar pontos de viragem nos últimos 14 anos (1990-2004). Na duplicação do período da semana de reversão externa para duas seqüências de 10 barras diárias, os sinais foram menos freqüentes, mas se mostraram mais confiáveis. A construção do gráfico consistiu em usar duas semanas de negociação de volta para trás, de modo que nosso padrão começou em uma segunda-feira e levou uma média de quatro semanas para concluir (veja a Figura 1). Nós chamamos esse padrão de rolamento dentro / fora reversão (RIOR).
Na Figura 1, cada parte de 10 barras do padrão é delineada por um retângulo azul. Observe as linhas de tendência da magenta que mostram a tendência dominante. O padrão geralmente atua como uma boa confirmação de que a tendência mudou e será seguida pouco depois por uma quebra de linha de tendência. Como você pode ver, o primeiro retângulo de 10 barras se encaixa dentro dos limites superior e inferior do segundo. Observe também a linha horizontal no lado direito do gráfico que mostra a parte inferior do retângulo externo, que é um bom lugar para uma perda de parada.
Figura 1 - Diagrama Diário Nasdaq Composto que mostra um sinal de venda de inversão interno / externo de 20 bar seguido por um sinal de compra. Gráfico fornecido pelo gráfico por Metastock.
Para testar o sistema, devemos determinar como o comerciante que utilizou a reversão interna / externa (RIOR) para entrar e sair de posições longas teria feito em comparação com um investidor usando uma estratégia de compra e retenção. Embora o composto da Nasdaq tenha marcado em 5132 em março de 2000, devido à correção de quase 80% que se seguiu, comprando em 2 de janeiro de 1990 e até o final do período de teste em 30 de janeiro de 2004, ainda teria ganho o investidor de compra e retenção (BaH) 1585 pontos em 3.567 dias de negociação (14,1 anos). Com uma taxa lenta e constante de uma média de 0,44 pontos por dia, o investidor teria obtido um retorno anual médio de 10,66%.
O comerciante que entrou em uma posição longa no dia seguinte ao de um sinal de compra da RIOR (dia 21 do padrão) e que vendeu no horário no dia seguinte ao sinal de venda, entraria em seu primeiro comércio em janeiro. 29, 1991, e saiu do último comércio em 30 de janeiro de 2004 (com a rescisão do nosso teste). Este comerciante teria feito um total de 11 negócios e estado no mercado por 1.977 dias de negociação (7,9 anos) ou 55,4% do tempo. O comerciante, no entanto, teria feito substancialmente melhor, capturando um total de 3.531,94 pontos ou 225% da estratégia BaH. Quando se considera o tempo no mercado, o retorno anual do comerciante da RIOR teria sido de 29,31%, não incluindo o custo das comissões. Essa é uma diferença bastante significativa.
É interessante notar que, se o investidor de compra e retenção usasse uma simples parada de perda ou queda de linha de tendência para sair depois que o mercado tivesse retraído 10% do seu máximo de março de 5132, ele ou ela teria estado no mercado 10,25 anos e teve um retorno anual de 22,73%, ou mais do que o dobro dos resultados dos testes de 14 anos. O tempo é realmente tudo, e esse exercício demonstra o poder por trás da combinação de fundamentos com técnicas. Como podemos ver, ignorar a direção do mercado pode ser muito caro.
Figura 2 - Gráfico diário do Índice Composto Nasdaq que mostra padrões de reversão de 20 dias. Gráfico por Metastock.
O mesmo teste foi realizado no Nasdaq Composite Index usando dados semanais. Desta vez, o primeiro ou o retângulo interno foi configurado para 10 semanas e o segundo ou o retângulo externo para oito semanas, já que esta combinação foi melhor para gerar sinais de venda (veja a Figura 3).
No total, foram gerados cinco sinais e o lucro foi de 2.923,77 pontos. O comerciante estaria no mercado por 381 (7,3 anos) do total de 713,4 semanas (14,1 anos) ou 53% do tempo. Isso resulta em um retorno anual de 21,46%. O sistema semanal RIOR é um bom sistema de comércio primário, mas talvez seja mais valioso no fornecimento de sinais de segurança ou de segurança para o sistema diário.
Figura 3 - Gráfico semanal do Índice Composto Nasdaq mostrando menos sinais de reversão, mas eles agiram como confirmação para os gráficos diários. Os sinais de compra consistiam em dois padrões de 10 barras, as vendas de um padrão de 10 e 8 barras, o último dos quais foi melhor para escolher pontos de venda. Gráfico fornecido pelo MetaStock.
Independentemente de usar barras de 10 minutos ou semanais, o sistema de troca de tendências funcionou bem em nossos testes. Mas, é importante lembrar que qualquer indicador usado de forma independente pode causar problemas ao comerciante. Um pilar da análise técnica é a importância da confirmação. Uma técnica de negociação é muito mais confiável quando há uma cópia de segurança no caminho de um indicador secundário. Dado o risco de tentar escolher uma parte superior ou inferior do mercado, é essencial que, no mínimo, o comerciante use um intervalo de linha de tendência para confirmar um sinal e sempre empregar uma perda de parada no caso de ele estar errado. Em nossos testes, o índice de força relativa (RSI) deu boa confirmação em muitos dos pontos de reversão no caminho da divergência negativa (ver Figura 4).
Como um lado, é interessante notar que o diário da RIOR deu um sinal de venda no Nasdaq, que teria obtido o comerciante fora do mercado aberto no dia 10 de fevereiro de 2004, se o teste não tivesse sido encerrado em 30 de janeiro .
Figura 4 - Índice Diário Nasdaq Composite apresentando divergência entre Índice de Força Relativa (RSI) e preço para confirmar reversões de tendência. O RSI mostrou forte divergência negativa no topo de 2000 (número 1) e forte divergência positiva no fundo de 2002 (número 2). Gráfico fornecido pelo MetaStock.
Timing troca para entrar no fundo do mercado e sair nas partes superiores sempre envolvem risco, não importa de que maneira você cortar. Mas técnicas como o rolo de sushi, a semana de reversão externa e a rotação dentro / fora da inversão, quando usado em conjunto com um indicador de confirmação, podem ser estratégias de negociação muito úteis para ajudar o comerciante a maximizar e proteger seus ganhos com ganhos difíceis.
Estratégias essenciais para o volume de negócios.
O número de ações compradas e vendidas a cada dia em qualquer instrumento financeiro, conhecido como volume, é uma das formas mais precisas de avaliar o fluxo de dinheiro. Para aqueles que são novos nos mercados, o fluxo de dinheiro é usado pelos comerciantes para determinar as características gerais de oferta e demanda ou um instrumento financeiro na tentativa de prever sua direção futura. O alto volume sugere que há um maior interesse no nome, e se for combinado com um movimento maior no preço da ação, então ele é freqüentemente usado como um sinal de forte impulso ascendente. Manter-se atento ao volume irá garantir que você esteja no lado direito do comércio. Cada um dos indicadores discutidos abaixo usa o volume como a entrada principal e lhe dará uma visão prática sobre como incorporar o volume na sua estratégia de negociação. (Para mais informações, consulte: Como usar o volume para melhorar sua negociação.)
Analisando mais o volume.
Examinando o gráfico da Delta Air Lines Inc. (DAL), mostrado abaixo, você pode ver um enorme aumento de volume em 10 de setembro de 2018 graças ao anúncio de que a empresa se juntaria ao índice do mercado de ações da S & P 500 . O forte movimento mais alto no preço das ações, combinado com um aumento no volume, sugeriu que houve um interesse renovado no estoque e marcou o início de um forte movimento maior. Em geral, é melhor alinhar uma forte onda de volume com uma forte mudança nos fundamentos da empresa. No caso da DAL, a adição ao S & amp; P 500 sugeriu que grandes fundos de índice e fundos de investimento seriam adição de posições. Isso acrescentaria uma camada de demanda subjacente que elevaria os preços. As telas de picos em volume teriam trazido este estoque à atenção de comerciantes ativos. (Para ler mais, consulte: Usando o volume para confirmar tendências.)
O indicador On-Balance-Volume, comumente conhecido como OBV, é usado para encontrar ações que tenham experimentado fortes aumentos de volume sem uma alteração significativa no preço das ações. Quando os investidores institucionais começam a comprar ações, um dos objetivos é abster-se de empurrar o preço mais alto para que eles possam manter seu preço de entrada médio tão baixo quanto possível. É aqui que o indicador OBV se mostra extremamente útil. Antes de mergulhar em um exemplo, é importante notar que o indicador é calculado adicionando volume ao valor OBV anterior quando o preço de fechamento mais recente é maior que o preço de fechamento anterior. Se o preço de fechamento for menor do que o fechamento anterior, o volume será subtraído do valor OBV anterior (para mais, veja: Volume On-Balance: The Way to Smart Money). Agora, vejamos um exemplo:
Como você pode ver no gráfico da Microsoft Corp. (MSFT), o preço variou de um lado a outro entre US $ 34,80 e US $ 37,00 no final de 2018 e início de 2018. Observe como o indicador de OBV estava aumentando consideravelmente durante este período. O OBV crescente sugere que os comerciantes estavam se tornando otimistas no estoque e uma tela de estoque para aumento dos valores OBV teria permitido que os comerciantes ativos chegassem cedo antes do aumento para US $ 41,11. (Para mais, veja: Confirmação de movimentos de preços com osciladores de volume.)
Outra estratégia comum que usa volume é utilizar o indicador de volume por preço. Na maioria dos casos, o volume é plotado na parte inferior de um gráfico como mostrado nos exemplos acima. No caso do volume por preço, é plotado no eixo vertical para que um comerciante possa ter uma idéia do volume comercializado em vários preços. Níveis com volume extremo podem ser usados para identificar áreas em que o dinheiro esperto tenha decidido prosseguir ativamente uma posição. Movimentos de volume fortes em pontos de preço-chave geralmente são usados por comerciantes ativos para identificar áreas-chave de suporte e resistência e podem gerar sinais estratégicos de compra / venda quando combinados com outros indicadores. (Para mais, veja: Confirmação de movimentos de preços com osciladores de volume.)
Como você pode ver no gráfico da AmerisourceBergen Corp. (ABC), a maioria das negociações durante o ano de 2018 ocorreu entre US $ 71,50 e US $ 73, conforme identificado pelo indicador de preço por volume (barra azul usada para ilustrar o intervalo de negociação chave). No caso de uma ampla venda no mercado, os comerciantes esperariam que o estoque encontre apoio perto de US $ 73. Observe como houve pouco volume entre US $ 74 e US $ 76 por causa da lacuna. Os comerciantes esperam pouco apoio dos compradores entre essas áreas em caso de retrocesso. (Para mais, veja: Suporte de calibração e resistência com preço por volume).
O volume é um dos principais indicadores utilizados pelos comerciantes ativos para avaliar o fluxo de dinheiro. Como você viu nos exemplos acima, os indicadores que são derivados do uso do volume, como o volume do balanço e o volume por preço, podem ser usados para criar estratégias comerciais lucrativas. Muitas vezes, é uma idéia inteligente combinar os sinais de negociação gerados por mudanças no volume e uma mudança nos fundamentos da empresa. As telas de estoque simples que identificam valores mobiliários com mudanças bruscas no volume são excelentes candidatos para comerciantes que procuram criar uma lista de vigilância. (Para mais, veja: Análise Técnica: A Importância do Volume.)
Комментариев нет:
Отправить комментарий